sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os exageros



Os exageros têm que ser combatidos!
Vejo que muitos chegam a minha casa e reclamam da quantidade de homossexuais em terreiros de candomblé e umbanda.
A resposta que tenho a isso é; não sou contra o homossexualismo em terreiros, roças, casas e templos de matriz africana, sou contra os exageros sejam de homossexuais ou não, pois o fato de ser homossexual não altera em nada o principio de caráter e cumplicidade que um sacerdote deve ter.
Mas os exageros de vestimentas lembrando escolas de samba, as modernidades que levam para dentro dos cultos, a maneira vulgar e desmedidas de comportamento.
O sacerdote das matrizes de cultura afro tem que lembrarem que são formadores de opinião e que muitos se espelham neles e na maneira de serem e se comportarem.
Estes dias atrás mesmo fui a um terreiro de umbanda de um grande amigo meu, e La estando me senti bem e acolhido, mas não se passou nem horas e o exagero desmedido de um elemento que se intitula “tatá de umbanda” se colocou a me medir com cânticos de umbanda achei aquilo um desproposito e cantei algumas cantigas que em media devam ter uns 60 anos e ao qual nada ele soube responder, este tipo de exagero que relato é apenas um dos que me refiro, não precisamos nós, de algum vertente afro ficar de picuinhas e sim somar para crescermos juntos.
Estes exageros, e a maneira que muitos se tratam fazem destas lindas culturas ancestrais deixada pelos povos negros e indígenas cada vez mais afastadas de seus focos, que é o principio “família” zelar, cuidar, tratar, ensinar, polir e dar toda forma de sustentação aos que nos procura na medida de nossas possibilidades e ganhos.
Para mim em minha caminha de 43 anos de idade vejo o ser sacerdote:
(1) Ter principio e valores,
(2) Ser cúmplice, recíproco e verdadeiro com os seus,
(3) Sempre bem informado trazer a luz do ensinamento a quem precisa,
(4) Agir de forma austera a quem precisa, mas sempre dar o braço a torcer em seus erros.
(5) Saber que não é o dono da verdade, mas que sua verdade poderá ser ouvida então saiba falar o correto ensinar o certo.
(6) Não agir de má fé , se pode ajudar ajude se não esta a seu alcance fale, diga “que não é você o remédio que vai salvar tal pessoa”.
(7) seja fiel a você, seja verdadeiro a você e aos seus Eboras (ancestrais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários !