quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Minha Vida, Minha Iniciação,Meu Caminho,Minha Fé.



Para iniciar,nasci em uma familia que vivia o catolicismo,tanto pai como mãe, mas meu nascimento teve seus problemas.Ano de 1967 com uma cirurgia complicada e retirado a ferro do ventre da minha mãe e desenganado pelos medicos... pois volto a respirar alguns minutos depois. Venho ao mundo.Minha mãe anos depois vem a se iniciar na umbanda e mais tarde ao candomblé.Lembro que este terreiro de umbanda ainda trazia as tradições dos velhos congâs, de terra sem piso era no chão batido pelos pés, que os adptos ali recebiam seus catiços.Mas tarde minha mãe entra como filha de um barracão de candomblé de angola e la tambem ano depois eu venho a me iniciar neste caminho que trilho ate hoje.Aos 10 anos em 1977 o que homem que viria ser meu sacerdote, me perguntou.Olhe edinho você sabe quardar segredo? Eu prontamete lhe digo, sim sei baba. Porque? Porque só assim seras um grande sacerdote, pois nossa cultura logo logo se perdera e só vai triunfar aquele que aprender a guardar segredo (orô).E em 1981 eu venho a me iniciar na casa de meu falecido Babalorisa Ebome Manoel Muzillo Omo ogum na tradição de angola.Estando la e aprendendo a viver os valores dos inkices e descobrindo o mundo de orisa,venho trilhando minha vida.Conheci grandes nomes desta linda cultura e  herança cultural religiosa dos negros africanos.Em memorian, Tata Fernando Costa Omo Baba Obatala,Babalorisa Ebome Waldomiro de Baba songô,Babalorisa Ebome Kafú Milode Omo Baba Omulu,Iyalorisa Ebome Olga de Alaketù,Alabè Jorge Omo Baba Ogun de Itaparica,Alabè Miguel Omo Ogum,Mestre Didi que tive a honra de conversar com ele algumas vezes,Mestre Angenor outro que tive a graça de consultar o meridilogun com ele e de conversar longas horas e outros que me fogem da mente agora.E os que ainda entre nos Iyalorisa Ebome Edeuzuita Omo Baba Osogiyan alias para mim uma Iyalodê convicta do que é, e buscar sempre valorizar sua raça seus principios seu nome e seu amor aos orisas, Iyalorisa Ebome Marcia Omo Iya Osun, Iyalorisa Ebome Omindareowa Omo Iya oguntè,Babalorisa Ebome Icaro Omo Baba odé,Babalorisa Ebome Kabila Omo Odé,Mestre Alabè Bambala,Babalorisa Ebome Paulinho Omo Ogun,Babalrisa Ebome Caio Omo Oiya e muitos outros e outras me perdoem a quem não me referi ou não lembrei sei conheci muitas pessoas , muitos mestres e fiz muitos amigos(a).Hoje com meu 43 anos de idade e meus 30 anos de iniciados com as obrigações dadas e como complemento, se assim posso ou devo acrecentar, ainda tendo as iniciações no universo de ifà, vejo que muito ja fiz e que muito ainda tenho por fazer neste mundo singular que a vida dentro de meu ilê.Meus pais e minhas mães agradeço e muito por o pouco ou o muito que me ensinaram.E entre o que me ensinaram levo comigo uma frase: Meu filho ase é força de transformação e por isso mesmo só acredite no sacerdote ou sacerdotisa que tenha esta força de transformação, tome como exemplo:Hoje você o conhece morando em casa alugada ou emprestada mas no passar de poucos meses veras ele(a) em uma casa própia tendo bens própios, se isso não acontecer se esta pessoa vive sem casa sem bens, se vives mal de saude, se vive sempre a reclamar e a viver dos outros então esta pessoa não tem asê e portanto por mais que fale e qe diga não acredite em nada que fale pois o que fala sera influência ruim a você e aos seus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seus comentários !